4 princípios científicos para ter sucesso

Publicado por Unknown em 13:50

Existem milhares de livros sobre o sucesso de negócios, mas a maioria é baseada em observações pessoais do autor e experiência em consultoria. Isso levanta uma pergunta: Existe alguma ciência para o sucesso empresarial?

Surpreendentemente, você pode encontrar uma grande quantidade de ciência nos quatro princípios básicos:

1. As empresas bem sucedidas contam histórias.
Podemos viver na era da informação, mas os seres humanos são geneticamente idênticos aos que viviam na Idade da Pedra. O que nos diferencia dos outros mamíferos é um elemento importante chamado neocórtex, são células do cérebro que disparam quando fazemos algo ou quando observamos alguém fazendo a mesma coisa. Quando alguém conta uma história com emoção, essas emoções são ecoadas nesses neurônios-espelho do ouvinte.
Segundo o psicólogo Brian Sturm da Universidade da Carolina do Norte, trocar histórias com outras pessoas ​​aproxima e gera confiança, tornando-as parte do mesmo grupo e até parceiras de negócios.

2. Funcionários de sucesso trabalham de forma mais eficaz, em vez de mais tempo.
Muitas empresas incentivam longas jornadas de trabalho achando que podem lucrar pagando menos funcionários por mais tempo. Essa crença é infundada.
De acordo com estudos realizados pela Ford Motor Company no início do século passado, o tempo ideal para a produtividade do trabalhador é de cerca de 40 horas por semana.
A formamais eficaz égastar o tempo fazendo primeiro (e de forma totalmente compenetrada) as tarefas mais importantes. Esta é uma aplicação prática do Princípio de Pareto, a lei confirma que 80 % dos seus resultados vêm de 20 % de suas ações.

Gostando do post? Curta e compartilhe! SÓ custará 3 cliques!


3. As empresas bem sucedidas recrutam membros para uma equipe, e não superstars.
O senso comum diz: quanto mais craques em sua equipe, melhor.
Na prática, o funcionário “superstar” custa caro e ainda desmotiva os outros que não conseguem acompanhar o ritmo dele.
O sucesso do negócio, no entanto, é sempre um esforço de equipe. Isso significa que as empresas bem-sucedidas devem contratar pessoas que conseguem  colocar seus egos de lado e ajudar a todos a se tornarem mais eficazes e eficientes.

4. As empresas de sucesso procuram reduzir o estresse do trabalhador.
Não há motivo maior para querer combatê-lo: a ciência diz que o estresse é o inimigo n º 1 do sucesso. De acordo com a Associação Americana de Psicologia, estresse resulta em uma série de problemas de saúde, incluindo dores de cabeça, tensão muscular, insônia, ansiedade, falta de motivação, entre outros.
Nos negócios, as principais fontes de estresse são: a sensação de que há muito trabalho a ser feito e um clima de medo baseado na crença (muitas vezes verídica) que a gestão irá punir o fracasso.
No entanto, uma abordagem mais eficaz é criar um ambiente, que seja inerentemente menos estressante, através da utilização dos princípios anteriores.

O espaço físico também conta na redução do estresse tanto do empreendedor, quanto do funcionário. Como uma forma de diminuir custos e preocupações, empresas vêm aderindo o uso de aluguel de escritórios prontos exclusivos que contam com infraestrutura e serviços administrativos. Entre em contato para mais informações.

Fonte: inc.com
Categories: